Home / Novidades / Plástico x outros materiais

Plástico x outros materiais

22 de setembro, 2021

Normalmente, quando pensamos no plástico, o colocamos como o vilão do meio ambiente. Com o descarte inadequado essa ideia pode se tornar verdade, mas quando analisamos o processo produtivo, constatamos que ele utiliza menos recursos naturais do que outros materiais, como papel e algodão. O plástico pesa menos, carrega mais peso e precisa de menos energia elétrica para ser produzido. Os sacos de papel produzem mais rejeitos sólidos, 142% mais poluição do ar e 15% mais desperdício de água. E as bolsas de algodão envolvem em seu ciclo de vida produtos que agridem a camada de ozônio.

Segundo estudo da Agência de Proteção Ambiental da Dinamarca, entre 14 tipos de sacolas analisadas, as mais sustentáveis eram as sacolas de plástico resistente. E, conforme analise realizada pela Abiplast, usando a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), um copo de papel traz diversas desvantagens relacionadas à produção, ao consumo e ao descarte quando comparados com o copo de polipropileno. Além disso, o plástico é 100% reciclável, podendo ser considerado o melhor material para a confecção de descartáveis de uso único.

Para que as sacolas retornáveis, de materiais alternativos, sejam eficientes, é necessário que tenham um potencial de reutilização maior que o do plástico. Fato que já foi analisado por pesquisas, trazendo a conclusão de que, levando em conta toda a produção dos materiais, o plástico continua sendo uma das melhores opções. 

Também é importante ressaltar que a proibição e/ou diminuição do uso de sacolas plásticas em regiões litorâneas é muito relevante pois diminui o descarte do material nos oceanos. No entanto, o segredo para reduzir o impacto de todas as sacolas — independente do material — é sua reutilização, segundo Margaret Bates, professora de gestão sustentável de resíduos na Universidade de Northampton, na Inglaterra.

Pensando na desmistificação do papel do plástico como vilão, e na criação de ações de impacto positivo, a Colorfix trabalha com soluções sustentáveis, como concentrados de cor desenvolvidos para resina reciclada de pós-consumo, biodegradável e bioplásticos e aditivos que tornam o produto e/ou o processo produtivo mais sustentável. Para mais informações, clique aqui.

ENTRE EM CONTATO

Quero assinar a newsletter

Concordo com a política de privacidade

Proluv
Top