Home / Novidades / Impressão 3D

Impressão 3D

23 de junho, 2022

O processo de injeção de plástico já é comum na indústria, porém, uma outra opção vem conquistando espaço nos últimos anos. A chamada impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, permite a impressão de modelos através da fabricação aditiva. Além de oferecer a possibilidade de se trabalhar com diversos materiais, inclusive o plástico.

As resinas mais utilizadas nesse processo são: Acrilonitrilo Butadieno Estireno (ABS), Poliácido Láctico (PLA), Polietileno tereftalato (PET), Nylon, Acrilonitrilo Estireno Acrilato (ASA), TPU (Poliuretano Termoplástico), Tritan e Filamento polioximetileno (POM).

A impressão 3D também permite utilizar materiais como papel, metais, borracha, vidro e cerâmica. Por conta disso, conquistou espaço em diversas áreas, mostrando-se um processo, muitas vezes, mais viável que processos convencionais. Medicina, engenharia, indústria, robótica e modelagem são os principais segmentos que utilizam a impressão 3D.

A técnica está trazendo novos horizontes não só para a indústria de plásticos. Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial divulgou que 41% das empresas globais pretendiam investir em impressão 3D até 2022. No Brasil esse percentual chega a 49%.
Alguns setores demonstram maior interesse em investir na tecnologia de impressão 3D, sendo estes o aeroespacial de logística, transportes, química, biotecnologia, óleo, gás, entre outros.


Para o uso do plástico em impressão 3D, é necessário masterbatches na fabricação dos filamentos que serão utilizados na impressora, para que os produtos finais tenham as cores e efeitos desejados. A Colorfix atende este segmento veiculando nosso produto na resina que for necessária, inclusive PLA, conhecida por ser biocompostável. Conheça nossos produtos.

 

Fontes: FIA Business School, 3DLAB, Wishbox Technologies.
 

ENTRE EM CONTATO

Quero assinar a newsletter

Concordo com a política de privacidade

Proluv
Top