Programa de Práticas Sustentáveis
29 de agosto, 2025
A Colorfix, há cerca de um ano, deu início à implementação do Programa de Práticas Sustentáveis (PPS), inspirado nos conceitos do 5S – Seiri/Utilização; Seiton/Organização; Seiso/Limpeza; Seiketsu/Padronização e Shitsuke/Disciplina - metodologia japonesa que visa melhorar a produtividade, reduzir desperdícios e criar um ambiente de trabalho mais seguro e agradável.
A implantação foi gradual, com a aplicação de um “S” por vez, permitindo que todos se adaptassem aos conceitos. Para fortalecer o entendimento, foram realizados treinamentos com gestores e representantes de todas as equipes, gerando dúvidas, ideias e debates construtivos que enriqueceram o projeto.
Para incentivar o engajamento, foram formadas equipes com nomes criativos:
• ADM CLEAN (ATEC; CIC; Recepção e Marketing)
• FIVE LÍDERES (Extrusão)
• ORGANIZAÇÃO (Compras; Expedição; PCP; Almoxarifado e Faturamento)
• OS 5 DO S (SGI)
• P E O (LPP)
• PRATIQUE COLOR (RH; Segurança do Trabalho; Zeladoria; Portaria)
• SQUAD 5S (LDS)
• THE FIVES (LCQ)
• TIME 5S EM AÇÃO (Manutenção)
• TIME DA ORDEM (Financeiro; T.I.)
Em 2024, as auditorias ocorreram a cada dois meses, acompanhando a fase de implementação. Já em 2025, passaram a ser quadrimestrais, com foco na manutenção e melhoria contínua. “Nessas auditorias, são avaliadas as conformidades e pontos de melhoria de cada equipe. A pontuação é atribuída conforme três critérios: Conforme, Não Conforme e Parcial. Ao final de cada ciclo, a equipe com maior pontuação recebe o Troféu PPS (físico), como reconhecimento pelo comprometimento e excelência”, explica a Analista Gestão Integrada da Colorfix, Priscila Bieniek Mesquita.
Ainda de acordo com ela, o programa conta com um incentivo financeiro: ele integra a porcentagem do Programa de Participação nos Resultados (PPR) na parte de auditorias, representando 40% do peso total nessa categoria. “Isso reforça a importância do envolvimento e da dedicação de todos para manter os padrões e buscar constantemente melhorias”, destaca Priscila.
Confira os resultados alcançados com o PPS:
1. Eficiência e produtividade – Redução do tempo na busca por ferramentas, peças e documentos, com fluxo de trabalho mais ágil.
2. Redução de desperdícios – Menos materiais sem uso ocupando espaço e diminuição de retrabalhos.
3. Segurança no trabalho – Ambientes mais organizados, com menor risco de acidentes e melhor circulação.
4. Qualidade – Menor chance de defeitos e contaminações, com padrões claros e definidos.
5. Aproveitamento de espaço – Estoques otimizados e áreas livres para uso produtivo.
6. Clima organizacional – Ambiente mais agradável, motivador e com maior senso de pertencimento.
7. Base para melhoria contínua – Fortalecimento de outros programas de qualidade como ISO 9001.
“O PPS demonstra que pequenas mudanças de hábito, quando aplicadas de forma contínua e organizada, geram grandes resultados. Na Colorfix, essa iniciativa não apenas melhorou processos e espaços, mas também fortaleceu a cultura de disciplina, cooperação e cuidado com o ambiente de trabalho”, reforça Priscila.
Ranking | Auditoria Julho 2025
1°lugar - 5 Soluções
2°lugar - The Fives
3°lugar - ADM Clean
“Mas o PPS não é apenas sobre vencer. É sobre engajamento, colaboração e criatividade para melhorar continuamente nosso ambiente de trabalho. Cada ideia conta. Seja para organizar melhor o espaço, evitar desperdícios, aumentar a segurança ou facilitar processos, sua participação é fundamental”, comenta Priscila.
Quero assinar a newsletter
Concordo com a política de privacidade