Vantagens das embalagens plásticas
18 de abril, 2022
A sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido e inserido na indústria do plástico, e por conta disso algumas alternativas surgiram para substituir e diminuir o impacto do material no Meio Ambiente. Ainda assim, as clássicas embalagens plásticas se mostram relevantes, mantendo-se no mercado em conjunto com as outras alternativas.
Por ser um material que adquire diversas características diferentes (como maciez, textura, etc), o plástico facilita muito a nossa vida estando presente em diversos objetos presentes no nosso dia-a-dia.
A primeira vantagem é a durabilidade das embalagens plásticas, que vão de 35 à 100 anos. Em paralelo a isso também devemos ressaltar a possibilidade de reciclagem e o baixo custo. Justamente por serem de plástico, essas embalagens tem um custo muito mais baixo de produção do que o vidro, por exemplo. Além disso, a destinação correta do material após o uso contribui para diminuir a degradação do Meio Ambiente.
A segurança alimentar e a conservação de alimentos devem muito às embalagens plásticas, pois é graças a elas que a proliferação de organismos nocivos à saúde é diminuída, além de trazerem a possibilidade de conservar alimentos por mais tempo.
O plástico também é usado na construção e infraestrutura, na canalização de cabos elétricos, em casas e edifícios; e no transporte, em peças de veículos, acarretando em uma economia de combustível.
Como alternativa para reduzir o uso de plástico e ainda assim contar com as vantagens do material surgem as embalagens biodegradáveis, que se decompõem por meio de processos orgânicos. E o PCR, resina pós consumo, que nada mais é que o plástico reciclado. Pensando na sustentabilidade a Colorfix traz a Revora, solução sustentável em masterbatches, saiba mais.
Fonte: Plástico Moderno
Quero assinar a newsletter
Concordo com a política de privacidade